quinta-feira, 6 de abril de 2017

PLANO DE ENSINO


PLANO DE ENSINO



Curso:
FARMÁCIA
Corpo Docente:
Prof. Dr. Luis Carlos Figueira de Carvalh
Coordenação:
Profa. Msc.Valquíria Luzia de Castro
Disciplina:
MICROBIOLOGIA
CARGA HORÁRIA
Semanal:
Total:

Expositiva:

Em atividades práticas
supervisionadas:

Perfil do Profissional:
Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, individual e/ou em equipe multiprofissional, exercendo atividades  clínicas ou tecnológicas relacionadas aos medicamentos, cosméticos, análises clínicas e alimentos.
Ementa:
Morfofisiologia Microbiana. Crescimento Microbiano e seus Fatores Predisponentes. Técnicas de Quantificação Microbiana. Controle Microbiano. Fatores Físicos e Químicos Utilizados em Ambientes Potencialmente Contaminados, para Controle Microbiano. Testes de Identificação Microbiana.
Competências e habilidades:
Conhecer as características e propriedades biológicas dos principaismicrorganismos causadores de infecções em seres humanos; Aplicar os conhecimentos adquiridos à compreensão das atividades inerentes ao farmacêutico e suas áreas de atuação.Raciocinar de forma crítico-reflexiva, sobre a atuação do profissional nos serviços de saúde, bem como na compreensão das análises microbiológicas.
Justificativa da Disciplina:
A disciplina microbiologiafaz necessário aos alunos para colocá-los em um contexto teórico e prático para conhecer as características e propriedades biológicas dos principaismicrorganismos causadores de infecções em seres humanospara então construir o seu conhecimento no processo de formação profissional.
Objetivo da Disciplina:
Conhecer as características e propriedades biológicas dos principaismicrorganismos causadores de infecções em seres humanos;
Objetivos por Unidade de Ensino:

1.    Identificar estruturas de um microrganismos.
2.    Compreender o preparo de um meio de cultura
3.    Habituar-se com as práticas de laboratório de microbiologia, incluindo o uso de vidrarias, equipamentos, reagentes, de acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32).
4.      Compreender as etapas envolvidas na realização de um antibiograma verificandoaimportância da solicitação de um antibiograma na prática médica
Unidade de Ensino:

1.    Características estruturais dos microrganismos.
2.    Crescimento e disseminação dos microrganismos.
3.    Cultura de amostras clínicas em meios de cultura para identificação de bactérias e fungos
4.    Teste de sensibilidade a antimicrobianos (TSA) e antibiograma
Proposta Metodológica:

A disciplina Microbiologia será ministrada na modalidade de disciplina Blended,ou seja disciplina híbrida, com elementos presenciais e interativos,na qual parte do conteúdo é ofertada via material didático institucional, no AVA, e a outra parte do conteúdo e/ou componente prático é ofertada presencialmente, em espaços específicos na IES.
O desenvolvimento do componente teórico ocorrerá, portanto, em sessões de autoestudo com aporte de denso material didático, e sob orientação do tutor da disciplina.
O desenvolvimento do componente teórico e/ou prático ocorrerá de forma presencial; havendo componentes práticos, estes acontecerão no laboratório de microbiologia da Instituição, sob orientação do professor doutor em Microbiologia, Luis Carlos F. Carvalho, que atuará em perfeito alinhamento com o material didático institucional dadisciplina sendoaplicado as práticas conforme os roteiros de aulas práticas (RAPs) fornecidos institucionalmente, como forma de garantir plena interação dos componentes práticos e teóricos e um percurso de aprendizagem adequado ao aluno. O total da carga horária prática da disciplina DI Blended direciona a quantidade de roteiros de aulas práticas (RAPs) que deverão ser desenvolvidos pelo professor.

Do ponto de vista da operacionalização, a Aula Prática visa o desenvolvimento dos conteúdos, apresentados primeiramente no Livro Didático e na Webaula, via atividades mediadas de aprendizagem.
Independente do formato, compartilham a mesma estrutura de material didático institucional, baseada no conceito de Aula Modelo Institucional do modelo KLS 2.0, que tem como intenção disponibilizar aos docentes e discentes da instituição um programa de aula concreto e organizado, alinhado com a missão, visão e valores da IES e com os princípios norteadores da aprendizagem ativa.
Assim, a disciplina microbiologia possue material didático que suporta o auto estudo do aluno, com o objetivo de sistematizar previamente o que será ministrado, dispondo ao aluno as leituras prévias e materiais complementares de estudo, dentro de uma perspectiva que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o ator e responsável pelo seu aprendizado.
A aprovação na disciplina interativa e disciplina blended exige, além do rendimento, a integralização de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina.
Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem:

A avaliação será feita através de um processo contínuo que levará em conta a participação dos alunos nas aula práticas, a responsabilidade no cumprimento das tarefas solicitadas, bem como aplicação de provas práticas com situações problemas que abrangem o conteúdo programático ministrados em aulas teóricas e práticas. Para atribuição de notas serão utilizados fichamentos de textos, trabalhos individuais ou em grupo. O processo de avaliação será conforme o regimento institucional.
Referências Básicas:

ENGELKIRK, Paul G. . Burton Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
REY, Luis.  Parasitologia.  São Paulo: Guanabarra Koogan, 2008.
TORTORA,GERARD J.. Microbiologia. 10ed. Porto Alegre: Artmed, 2011

Referências Complementares:
HOFLING, José Francisco. Microscopia de luz em microbiologia : morfologia bacteriana e fúngica. Porto Alegre ArtMed 2011.
LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e Imunologia, 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M.; DUNPLAP, Paul V.; CLARK, David P..Microbiologia de Brock. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MORAES, Sandra do Lago. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2013.
URBANO FERREIRA, Marcelo. Parasitologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.


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