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PLANO DE ENSINO
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Curso:
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FARMÁCIA
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Corpo Docente:
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Prof. Dr. Luis Carlos Figueira de Carvalh
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Coordenação:
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Profa.
Msc.Valquíria Luzia de Castro
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Disciplina:
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MICROBIOLOGIA
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CARGA HORÁRIA
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Semanal:
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Total:
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Expositiva:
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Em atividades práticas
supervisionadas:
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Perfil do Profissional:
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Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, individual
e/ou em equipe multiprofissional, exercendo atividades clínicas ou
tecnológicas relacionadas aos medicamentos, cosméticos, análises clínicas e
alimentos.
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Ementa:
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Morfofisiologia Microbiana. Crescimento Microbiano e
seus Fatores Predisponentes. Técnicas de Quantificação Microbiana. Controle
Microbiano. Fatores Físicos e Químicos Utilizados em Ambientes Potencialmente
Contaminados, para Controle Microbiano. Testes de Identificação Microbiana.
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Competências e habilidades:
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Conhecer as características e propriedades biológicas dos
principaismicrorganismos causadores de infecções em seres humanos; Aplicar
os conhecimentos adquiridos à compreensão das atividades inerentes ao
farmacêutico e suas áreas de atuação.Raciocinar de forma crítico-reflexiva,
sobre a atuação do profissional nos serviços de saúde, bem como na
compreensão das análises microbiológicas.
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Justificativa da Disciplina:
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A
disciplina microbiologiafaz necessário aos alunos para colocá-los em um
contexto teórico e prático para conhecer as características e propriedades biológicas dos
principaismicrorganismos causadores de infecções em seres humanospara então
construir o seu conhecimento no processo de formação profissional.
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Objetivo da Disciplina:
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Conhecer as
características e propriedades biológicas dos principaismicrorganismos
causadores de infecções em seres humanos;
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Objetivos por Unidade de Ensino:
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1.
Identificar estruturas de um microrganismos.
2.
Compreender o preparo de um meio de cultura
3.
Habituar-se com as práticas de laboratório de microbiologia,
incluindo o uso de vidrarias, equipamentos, reagentes, de acordo com a Norma
Regulamentadora 32 (NR-32).
4.
Compreender
as etapas envolvidas na realização de um antibiograma verificandoaimportância
da solicitação de um antibiograma na prática médica
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Unidade de Ensino:
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1.
Características
estruturais dos microrganismos.
2.
Crescimento
e disseminação dos microrganismos.
3.
Cultura
de amostras clínicas em meios de cultura para identificação de bactérias e
fungos
4.
Teste
de sensibilidade a antimicrobianos (TSA) e antibiograma
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Proposta Metodológica:
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A disciplina
Microbiologia será ministrada na modalidade de disciplina Blended,ou seja disciplina híbrida, com elementos
presenciais e interativos,na qual parte do conteúdo é ofertada via material
didático institucional, no AVA, e a outra parte do conteúdo e/ou componente
prático é ofertada presencialmente, em espaços específicos na IES.
O desenvolvimento do componente teórico
ocorrerá, portanto, em sessões de autoestudo com aporte de denso material
didático, e sob orientação do tutor da disciplina.
O desenvolvimento do componente teórico e/ou
prático ocorrerá de forma presencial; havendo componentes práticos, estes
acontecerão no laboratório de microbiologia da Instituição, sob orientação do
professor doutor em Microbiologia, Luis Carlos F. Carvalho, que atuará em
perfeito alinhamento com o material didático institucional dadisciplina
sendoaplicado as práticas conforme os roteiros de aulas práticas (RAPs)
fornecidos institucionalmente, como forma de garantir plena interação dos
componentes práticos e teóricos e um percurso de aprendizagem adequado ao
aluno. O total da carga horária prática da disciplina DI Blended
direciona a quantidade de roteiros de aulas práticas (RAPs) que deverão ser
desenvolvidos pelo professor.
Do ponto de vista da operacionalização, a Aula
Prática visa o desenvolvimento dos conteúdos, apresentados primeiramente no
Livro Didático e na Webaula, via atividades mediadas de aprendizagem.
Independente do formato, compartilham a mesma
estrutura de material didático institucional, baseada no conceito de Aula
Modelo Institucional do modelo KLS 2.0, que tem como intenção disponibilizar
aos docentes e discentes da instituição um programa de aula concreto e
organizado, alinhado com a missão, visão e valores da IES e com os princípios
norteadores da aprendizagem ativa.
Assim, a disciplina microbiologia possue
material didático que suporta o auto estudo do aluno, com o objetivo de
sistematizar previamente o que será ministrado, dispondo ao aluno as leituras
prévias e materiais complementares de estudo, dentro de uma perspectiva que
coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o ator
e responsável pelo seu aprendizado.
A aprovação na disciplina interativa e
disciplina blended exige, além do rendimento, a integralização de no
mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina.
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Proposta de Avaliação do Processo Ensino e
Aprendizagem:
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A avaliação será feita através de um
processo contínuo que levará em conta a participação dos alunos nas aula
práticas, a responsabilidade no cumprimento das tarefas solicitadas, bem como
aplicação de provas práticas com situações problemas que abrangem o conteúdo
programático ministrados em aulas teóricas e práticas. Para atribuição de
notas serão utilizados fichamentos de textos, trabalhos individuais ou em
grupo. O processo de avaliação será conforme o regimento institucional.
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Referências Básicas:
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ENGELKIRK, Paul G. . Burton Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9.ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2012.
REY, Luis. Parasitologia. São Paulo: Guanabarra Koogan, 2008.
TORTORA,GERARD J.. Microbiologia. 10ed. Porto Alegre: Artmed, 2011
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Referências Complementares:
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HOFLING, José Francisco. Microscopia de luz em microbiologia : morfologia bacteriana e fúngica.
Porto Alegre ArtMed 2011.
LEVINSON, Warren. Microbiologia
médica e Imunologia, 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MADIGAN, Michael
T.; MARTINKO, John M.; DUNPLAP, Paul V.; CLARK, David P..Microbiologia de Brock. 12. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2011.
MORAES, Sandra do Lago. Diagnóstico laboratorial das
principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. Rio de Janeiro Guanabara
Koogan 2013.
URBANO FERREIRA, Marcelo. Parasitologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2012.
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